06 março 2015

PLANO DE AULA PARA PÁSCOA CRISTÃ - E MUITAS ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS

 

   Páscoa é, antes de qualquer outra coisa, passagem da morte para a vida. É Ressurreição, alegria. O mestre renasceu, venceu a morte e por isso, estamos felizes. Essa alegria da Páscoa deve ser a essência das comemorações, durante toda a semana.

   Elaborei o plano de aula ou de atividades abaixo,  pensando numa comemoração tradicionalmente cristã, ou seja, que leve em consideração o relato bíblico do significado da Páscoa ou "a verdadeira história da Páscoa".

Confira O Plano de Atividades:


"A verdadeira história da páscoa"
(Desenvolvimento: Profª Elizabeth Freitas)

Objetivos: Permitir que os pequenos conheçam a verdadeira história da Páscoa e seu significado.

Trazer à memória a alegria da ressurreição de jesus.

Conhecer os símbolos da páscoa;

Comemorar a Páscoa com os amigos, identificando o seu real significado e partilhando da alegria da ressurreição e de toda a simbologia verdadeira da festa.

Atividades e Recursos: 

Vídeo, música, atividades impressas, confecção de painel ou mural, recorte e colagem, confecção de lembrancinha utilizando técnicas de reciclagem, pintura, 


Sugestões de Atividades a serem desenvolvidas


    As atividades abaixo são sugestões para serem realizadas na Semana da páscoa. Elas não precisam ser realizadas nesta ordem, necessariamente e o professor deve organizá-las de acordo com o seu plano de trabalho.


1. Vamos assistir a um vídeo que fala da verdadeira história da Páscoa. O vídeo foi feito pela Voa Flor. A página deles no facebook pode ser encontrada clicando aqui. 
***Passe o vídeo para os alunos e deixe que comentem, que falem o que trazem, o que pensam, o que conhecem sobre a verdadeira história e a que conclusões chegaram após assistir ao vídeo.


2. Desenho Livre - Expressando a Páscoa: desenhar livremente o que significa a Páscoa para ele. Se algum aluno desenhar coelhinhos e chocolate, permita que deixe assim, afinal nossa intenção é que se expresse.


3. Texto sobre a Páscoa: o texto pode ser entregue já impresso aos alunos, evitando o desgaste da cópia.







 *** Conversar sobre o texto, falar sobre o texto com eles, deixar que se expressem livemente.




4. Jogral; o verdadeiro sentido da Páscoa - Ensaiar as falas com os alunos. Eles podem estar caracterizados e o jogral pode ser apresentado para todas as turmas, num auditório. Isto valoriza o trabalho deles. Os cartazes do Alfabeto verdadeiro Sentido da páscoa podem ser a base para um bom jogral. Clique aqui e acesse os cartazes para imprimir.

5. Você conhece os símbolos da páscoa? Vamos ver um slide na aula de informática sobre eles? 

   Se a escola não tiver uma sala de informática, o texto sobre os símbolos da Páscoa pode ser dado aos alunos impresso ou podemos fazer uma atividade de texto lacunado, o que torna o aprendizado mais interessante. veja abaixo uma sugestão:


 
































 Por
Turma da Sandrimnha







Nenhum comentário:

Postar um comentário